Carteiras
Software de Carteira: Bitcoin Core sendo executado no Windows 7
Uma carteira bitcoin armazena as informações que são necessárias para se fazer transações com bitcoin. Embora as carteiras frequentemente sejam descritas como um lugar para guardar, carregar ou armazenar bitcoins,[18][19] no entanto, devido à natureza do sistema, os bitcoins são inseparáveis do registro da blockchain, ou seja, eles nunca saem dela. Talvez uma melhor maneira de se descrever uma carteira de bitcoins é como algo que "armazena as credenciais digitais que permitem que você use os seus fundos bitcoin"[19].
Como a tecnologia Bitcoin usa criptografia de chave pública, na qual duas chaves criptográficas, uma pública e uma privada, são geradas[14], a melhor analogia para uma carteira seria a de um chaveiro, ou seja, uma coleção das chaves privadas secretas (e seus respectivos endereços bitcoin).
Existem vários tipos de carteiras, que geralmente são dividas nos subgrupos:
Carteira física: Utiliza algum tipo de armazenamento físico das chaves privadas. Exemplo: Carteira em papel Carteira de hardware: É um tipo de carteira física que usa algum dispositivo eletrônico. Exemplo: Trezor Software de carteira: Um aplicativo de computador, smartphone ou tablet que é usado para fazer transações. Serviço de carteira: Um serviço de internet que armazena as chaves para o usuário. Exemplo: Blockchain.info, Circle, Coinbase, exchanges.
Carteira offline: Qualquer tipo de carteira que nunca se conecta à internet.
Carteira física: uma carteira em papel de bitcoin (paper wallet) gerada no site bitaddress.org
As carteiras físicas são as carteiras mais seguras, pois elas armazenam offline as credenciais necessárias para gastar-se os bitcoins, dificultando a ação de hackers.[19] Alguns exemplos incluem moedas físicas com as credenciais impressas nela,[20] feitas de materiais como metal, madeira ou plástico. Outras são simples impressões em papel.
Carteira de hardware Trezor. Esse dispositivo armazena as chaves privadas e jamais acessa a internet, impossibilitando o ataque por hackers.
A carteira de hardware é um tipo especial de carteira física. Ela nada mais é do que um dispositivo eletrônico que armazena as chaves privadas offline, ou seja, o dispositivo nunca se conecta à internet. No entanto, o dispositivo pode ser conectado a um computador, smartphone ou tablet, permitindo a criação de transações que usem os bitcoins vinculados às chaves privadas armazenadas em seu interior.
Os softwares de carteira conectam-se à rede, armazenam as credenciais (chaves) que provam a posse dos bitcoins, e possibilitam a realização de transações. Os serviços de internet chamados de carteiras online, como o Blockchain.info, Circle ou Coinbase oferecem funcionalidades semelhantes, mas podem ser mais fáceis de se utilizar; em sua maioria, as credenciais do bitcoin são armazenadas com o provedor de carteira online ao invés do que no dispositivo do usuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário