sábado, 4 de fevereiro de 2017
Carteiras BTC
Carteiras
Software de Carteira: Bitcoin Core sendo executado no Windows 7
Uma carteira bitcoin armazena as informações que são necessárias para se fazer transações com bitcoin. Embora as carteiras frequentemente sejam descritas como um lugar para guardar, carregar ou armazenar bitcoins,[18][19] no entanto, devido à natureza do sistema, os bitcoins são inseparáveis do registro da blockchain, ou seja, eles nunca saem dela. Talvez uma melhor maneira de se descrever uma carteira de bitcoins é como algo que "armazena as credenciais digitais que permitem que você use os seus fundos bitcoin"[19].
Como a tecnologia Bitcoin usa criptografia de chave pública, na qual duas chaves criptográficas, uma pública e uma privada, são geradas[14], a melhor analogia para uma carteira seria a de um chaveiro, ou seja, uma coleção das chaves privadas secretas (e seus respectivos endereços bitcoin).
Existem vários tipos de carteiras, que geralmente são dividas nos subgrupos:
Carteira física: Utiliza algum tipo de armazenamento físico das chaves privadas. Exemplo: Carteira em papel Carteira de hardware: É um tipo de carteira física que usa algum dispositivo eletrônico. Exemplo: Trezor Software de carteira: Um aplicativo de computador, smartphone ou tablet que é usado para fazer transações. Serviço de carteira: Um serviço de internet que armazena as chaves para o usuário. Exemplo: Blockchain.info, Circle, Coinbase, exchanges.
Carteira offline: Qualquer tipo de carteira que nunca se conecta à internet.
Carteira física: uma carteira em papel de bitcoin (paper wallet) gerada no site bitaddress.org
As carteiras físicas são as carteiras mais seguras, pois elas armazenam offline as credenciais necessárias para gastar-se os bitcoins, dificultando a ação de hackers.[19] Alguns exemplos incluem moedas físicas com as credenciais impressas nela,[20] feitas de materiais como metal, madeira ou plástico. Outras são simples impressões em papel.
Carteira de hardware Trezor. Esse dispositivo armazena as chaves privadas e jamais acessa a internet, impossibilitando o ataque por hackers.
A carteira de hardware é um tipo especial de carteira física. Ela nada mais é do que um dispositivo eletrônico que armazena as chaves privadas offline, ou seja, o dispositivo nunca se conecta à internet. No entanto, o dispositivo pode ser conectado a um computador, smartphone ou tablet, permitindo a criação de transações que usem os bitcoins vinculados às chaves privadas armazenadas em seu interior.
Os softwares de carteira conectam-se à rede, armazenam as credenciais (chaves) que provam a posse dos bitcoins, e possibilitam a realização de transações. Os serviços de internet chamados de carteiras online, como o Blockchain.info, Circle ou Coinbase oferecem funcionalidades semelhantes, mas podem ser mais fáceis de se utilizar; em sua maioria, as credenciais do bitcoin são armazenadas com o provedor de carteira online ao invés do que no dispositivo do usuário.
Site Referencia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/BitcoinO que é Bitcoin?
O que é Bitcoin?
Bitcoin (símbolo: ฿; abrev: BTC ou XBT) é uma criptomoeda descentralizada apresentado em 2008 no grupo de discussão The Cryptography Mailing por um programador japonês, ou um grupo de programadores, de pseudônimo Satoshi Nakamoto; É também um sistema ou rede de pagamento online baseado em protocolo de código aberto independente chamado de "sistema eletrônico de pagamento peer to peer", inaugurada em 2009; É também um software de código aberto que o grupo projetou para manipulação da moeda e da respectiva rede peer-to-peer (P2P ou ponto-a-ponto).
Diferente da maioria das moedas, bitcoin não depende da confiança de um emissor centralizado ou uma instituição financeira. Usa um banco de dados distribuídos, espalhados pelos nós da rede P2P (usuários) para registrar as transações. Usando criptografia de código aberto para prover funções básicas de segurança, como certificar que a criptomoeda tenha propriedade e transferências semi-anônimas de valores, onde só podem ser gastas pelo dono evitando gastos duplos e falsificação. Também não depende da confiança entre usuários diferentes (nós da rede), onde qualquer pessoa pode controlar e monitorar um nó do sistema.
O Bitcoin pode ser salvo em computadores ou em pen drives na forma de "arquivos de carteira" ou como "serviços de carteira online" provido por terceiros; e em ambos os casos podem ser enviadas pela internet para qualquer lugar do mundo ou para qualquer pessoa que tenha um "endereço bitcoin", podendo transacionar diretamente uns com os outros, usando criptografia de chave pública, sem intermédio de uma instituição financeira. Transações são verificadas pelos nós da rede P2P e registradas em um banco de dados distribuídos (livro-razão público) de contabilidade pública conhecidos como Blockchain.
Por ser autônoma, o Tesouro dos Estados Unidos classificou-a como primeira moeda digital descentralizada do mundo. A topologia peer-to-peer da rede Bitcoin, e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade financeira ou governamental manipule a emissão e o valor de bitcoins ou induza inflação "imprimindo" mais notas. No entanto, grandes movimentos especulativos de oferta e demanda podem fazer com que o seu valor sofra oscilação no mercado de câmbio, sendo o maior de seu tipo em termos de valor de mercado.
Bitcoin é um projeto relativamente novo, em evolução. Por esta razão, seus desenvolvedores recomendam cautela.
Site Referencia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin
Assinar:
Postagens (Atom)